sexta-feira, 23 de abril de 2010

Passo a passo em patchwork

Este passo a passo pode dar para muitas coisas. Tanto para armar uma mala, como para fazer almofadas ou colchas. Segue as instruções que a pessoa que fez publicou, assim como o site de onde o retirei.

http://patchwork.typepad.com/photos/scraps/fig10.html
Introduction
Tem aí uns "scraps" (retalhos) sobrando? Pois então pegue-os para usar agorinha mesmo!
Neste passo a passo nós vamos fazer um bloco de 20 x 20 cm na técnica conhecida como "Crazy". Além dos scraps, nós vamos precisar de uma base onde os costuraremos. Essa base pode ser entretela sem cola ou até mesmo um tecido fino. Gosto mais da entretela porque é mais durinha e o trabalho fica mais bonito. Cortamos inicialmente um quadrado de uns 22 x 22 cm, para só depois de pronto o bloco refila-lo e deixá-lo com a medida exata.

Dicas Legais:
- Você pode usar as cores que desejar - pois sempre fica bonito - ou usar cores que combinem entre si. Pode até usar pequenos retalhos já costurados uns aos outros, aqueles que às vezes sobram de montagens de outros trabalhos.
- Dá para montar vários blocos e depois unir um ao outro ou ainda colocar molduras entre eles.
- Você ainda pode montar o Crazy sobre entretela cortada como moldes, como por exemplo as partes da frente de um colete.
- Incremente uma bolsa colocando um bolso feito nessa técnica ou até mesmo monte a bolsa toda com ela!
- E, claro, você pode montar colchas, almofadas, toalhas, mantas ou jogos americanos, etc, etc, etc...
Ah! Vale lembrar que para ser mesmo Crazy você tem que bordar sobre as costuras que unem os scraps. Eu bordo com prazer, mas, hoje em dia, com tanta tecnologia, você pode fazer maravilhas bordando à máquina mesmo, aplicando pequenos tesouros que a gente guarda nas nossas caixinhas de preciosidades, como pedaçinhos de renda, rosetas de crochê, laços de fitas, etc...


Ficou muito giro não ficou? Vou tentar encontrar mais coisas destas...

Sem comentários:

Enviar um comentário