quinta-feira, 6 de maio de 2010

Dicas de Cores

Deparei-me com a dificuldade de tentar encontrar cores que conjuguem com a cor que o meu filho pediu para pintar o quarto dele. Como encontrei estas dicas de cores e penso que todos nós nos deparamos com estas dificuldades de quando em quando, aqui seguem elas.
Retirei-as do blogue http://bbel.uol.com.br/decoracao/post/cor-na-decoracao.aspx
Cor é energia! Na decoração, a cor é fator determinante do nosso relacionamento com o ambiente e a energia que ele nos transmite. Daí a importância da escolha da cor na decoração.
O grande segredo para se conseguir uma decoração maravilhosa é saber fazer uma combinação de cores harmoniosas. Use a mesma família cromática e a sua chance de acertar será bem maior. Diferentes tons da mesma cor usados em um só ambiente dão um toque repousante.
Cor na decoração de sua casa
Compramos uma casa! Temos que pintá-la e decorá-la. Por onde começar? Vamos começar pela escolha da cor básica da decoração de nossa casa. Esta cor vai dar unidade ao projeto e cada um de seus ambientes vai ser personalizado a partir dos acessórios escolhidos.
O estudo da vibração da cor na decoração
As cores quentes como o vermelho, amarelo, laranja, ocre são aquelas associadas ao fogo, ao sol e nos transmitem energia e força, são cores consideradas excitantes e criam ambientes aconchegantes.
As cores frias como o azul, verde, violeta são associadas ao céu, ao mar e à vegetação; consideradas calmantes induzindo paz e relaxamento aos ambientes quando utilizadas.
Existem muitas variáveis na escolha da cor na decoração:
Combine cores complementares, como o amarelo e o lilás, o resultado será agradável.

Uma decoração branca onde a cor entra em forma de pinceladas, nas almofadas ou em um quadro na parede, também fica muito agradável

Tons quentes num degradê de ocres e laranjas, maravilhoso!
Só cores pastel dão destaque a móveis, quadros e tapetes valiosos.
Veja muitas revistas de decoração para sentir o que lhe agrada mais. Vá a mostras de decoração para estar e se sentir dentro dos ambientes, o que é bem diferente de apenas vê-los em fotos.
Assim você vai formando seu jeito próprio de ver uma decoração e saberá escolher bem, aquela quer condiz com seu modo de ser e de ver as coisas que ficarão bem em sua casa.
Você será feliz!
Vamos entender um pouquinho de cor
Cor! Apenas Cor!
As cores primárias são assim chamadas por serem puras. A partir delas se formam todas as outras cores. Temos três cores primarias: o magenta, o amarelo e o azul ciano.

As cores secundárias são assim chamadas, pois são obtidas a partir da mistura de duas cores primárias.
Temos três cores secundarias:
- o violeta = azul + vermelho
- o laranja = vermelho + amarelo
- o verde = amarelo + azul
As cores terciárias são obtidas da mistura das três cores primárias ou a combinação entre uma primária e uma ou mais secundárias. Exemplo: o amarelo-limão, o rosa, o turquesa, e muitas outras.
As cores intermédias resultam da mistura de uma cor primária e uma cor secundária, "vizinhas" no círculo cromático.

Cores complementares são as cores que nos dão as melhores combinações. Para sabermos quais são elas basta observarmos as cores opostas no disco de cores.
As cores complementares nos dão resultados alegres e vibrantes. Assim:
O vermelho é cor complementar do verde.
O azul é cor complementar do laranja ou de amarelo.
O violeta é cor complementar do amarelo.
Cores complementares devem ser usadas com a mesma saturação e intensidade, isto é, o azul forte combina com o amarelo forte e não combina com o amarelo fraco.

O círculo representa as 12 famílias de matizes das cores pigmento usadas em tecidos
1- Amarelo, 2- Amarelo alaranjado, 3- Laranja, 4- Vermelho alaranjado, 5- Vermelho, 6- Vermelho violeta, 7- Violeta, 8- Azul violeta, 9- Azul, 10- Azul esverdeado, 11- Verde, 12- Amarelo esverdeado.

Decoração com cores em dégradé
A mesma cor apresentada em diferentes graus de pureza. Sempre misturando a cor preta ou branca na sua saturação.
Se misturarmos preto a cor vai escurecendo.
Se usarmos branco a cor vai clareando
Raciocínio pode ser usado para todas as outras cores.
Estas pinceladas do efeito das cores no ser humano já lhe dão uma diretriz de como escolher as cores para o local onde você vai viver.
Antes de fazermos nossa opção pelas cores de nossa casa vejamos o que estudos feitos por algumas ciências como cromoterapia, feng shui dizem do efeito da cor na decoração de cada ambiente e nas pessoas que ali vivem.
Você já viu que um ambiente pode lhe trazer calma, bem estar, alegria e em outros ambientes podem lhe sufocar, trazer uma angustia, mal estar? Antes de escolher as cores para a decoração de sua casa, já que estas podem fazer a diferença, analise as vibrações de cada cor na decoração e saiba as mais apropriadas para cada ambiente .





Sem comentários:

Enviar um comentário