sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Pintura Country - Dicas 3

COMO SE FAZ XADREZ NA PINTURA COUNTRY:
O xadrez é uma das estampas mais usadas na Pintura Country. Existem diversos tipos de xadrez, você pode criar um tipo diferente se quiser mas a base é sempre igual.
Tinta: A tinta para o xadrez deve estar bem diluída, é isso o que dá aquela transparência e degradê.
Pincel: usa-se pincel chato para as listas grossase o linner para as finas.

O tamanho do pincel chato varia de acordo com tamanho da lista que deseja fazer e o tamanho da peça. Normalmente usa-se o nº 6, 8, 10.
O pincel linner também varia de acordo com o tamanho da peça, por exemplo: Se a sua peça for grande, será necessário um pincel linner mais longo pois os pinceis mais longos carregam mais tinta nas cerdas fazendo com que não necessite carregar com tinta e parar a linha no meios da peça pois às vezes a emenda fica torta.
Dicas de como fazer um bom xadrez:
Fazendo as linhas grossas:
1 - Diluir a tinta
2 - Carregar o pincel chato totalmente, não somente a ponta, carregar até a virola.
3 - Descarregue o pincel fazendo linhas num azulejo antes de fazer na peça.
4 - Fazer as linhas na peça da seguinte maneira: fazer todas as linhas de uma lado, exemplo: tudo na horizontal. Espero secar ou seque com um secador de cabelo e depois faça as linhas na vertical.
5 - Mantenha seu pincel sempre em pé, não incline o pincel pois ao inclinar as cerdas abrem e a linha fica mais grossa ficando uma mais grossa que a outra.
6 - Não repita a linha, faça a linha e não passe o pincel novamente tentando corrigir qualquer imperfeição pois pode ficar mais escura que as outras ou acabar deixando torta.
7 - Manter firmeza na mão, sempre deixar a mão apoiada,
8 - A Pintura Country é uma pintura rústica, então não seria bom usar réguas para fazer o xadrez pois se ficar muito certinho não fica muito bonito. A firmeza das mãos se adquire com treino, treine bastante, teste em chapinhas de madeira até que tenha segurança para aplicar na peça.
9 - Aguarde secar totalmente a peça ou seque com o secador para fazer as linhas finas.
Fazendo as linhas finas:
1 - A tinta não deve estar muito diluída mas não deve estar grossa.
2 - Escolher uma cor que contraste com a cor das linhas grossas. Pode usar a mesma cor se preferir porém deve ser mais escura. Por a tinta não estar diluída, a cor já fica mais escura que a da linha grossa.
2 - Carregue o pincel linner até a virola.
3 - Sobre um azulejo descarregue seu pincel fazendo linhas.
4 - Mantenha o pincel em pé, não deite o pincel. Se deitar as cerdas se abrem deixando as linha grossas e irregulares.
5 - Faça as linhas entre as linhas grossas.
6 - Fazer as linhas de um lado, secar e fazer o outro lado.
Essas são as regras básicas porém o xadrez é bem diversificado, você pode fazer como quiser, pode fazer somente as linhas grossas, somente as finas, fazer 1 linha grossa e 2 linhas finas ou vice-versa. Fazer pespontos ao invés de linhas finas. Pode inovas como quiser mas sempre tome cuidado em escolher as cores, elas devem combinar entre si e combinar com a cor do fundo.
Flotado:
Como o country Primitivo se difere pelas cores escuras, o flotado pode ser um pouco diferente.
Quando fazemos o flotado temos que pensar qual cor utilizar pois tem que contrastar com a cor aplicada na peça.
Uma dica legal é utilizar duas cores no pincel na hora de flotar.
Por exemplo, se você quer fazer um flotado numa peça pintada de vermelho você poderá fazer a sombra com o mesmo vermelho junto com o marrom.
Faça o mesmo procedimento de sempre: Molhe a s cerdas do seu pincel angular (chanfrado) em água, encoste o pincel num paninho (não é para secar o pincel e sim tirar o excesso de água para que não caia nenhuma gota no seu trabalho).
Após feito isso coloque o vermelho na ponta do pincel e também o marrom escuro ou terra queimada ou café na pontinha do pince. Dose a quantidade de marrom de acordo com seu gosto, se quiser mais escuro coloque mais marrom.
Sobre um azulejo misture as 2 cores indo e voltando cuidando para que não suje o pincel inteiro com a tinta.
Aplique sobre o local onde irá fazer a sombra indo e voltando várias vezes até que seu flotado fique bem degradê.
Faça isso com outras cores também.
Algumas cores não se destacam só colocando um pouco de marrom então pode fazer a sombra somente com o marrom.
Country Primitivo
O Country Primitivo se difere do country em alguns detalhes que fazem toda a diferença:
1º Base
O Country Primitivo é mais escuro que o country. As cores são mais queimadas e os tons mais marrons.
A base não pode ser branca pois o branco deixa a cor que vai por cima mais viva então utilizamos uma base mineral ou pérola (qualquer marca, pode mandar preparar numa casa de tinta).
A base não pode ser muito diluída mas também não muito grossa.
Utilizando um rolinho passe essa base em toda a peça, se a peça estiver muito áspera passe uma lixa nº 220 antes e não depois da base.
Se precisar aplique 2 demãos de base mas com o rolinho. Se a peça tiver cantos difíceis de alcançar com o rolinho, utilize uma esponja. A intenção de se usar o rolinho ou a esponja é criar uma leve textura que dará a diferença no final.
2º Tintas
As tintas como mencionado acima devem ser nas cores mais escurecidas, nunca utilize cores muito vivas. Se achar que sua cor está muito viva, coloque um pouco de marrom escuro para queimar a cor.
A diferença na perfeição do seu trabalho além de escolher as cores corretas, combinando também está na diluição da tinta.
Muitas pessoas pensam que tinta grossa é melhor porém é um grande engano. A tinta deve estar bem maleável, diluída em água pois é preferível aplicar mais demãos para cobrir a aplicar menos demãos e ficar com marcas de pincel. A tinta diluída não marca, não fica aquela textura das cerdas do pincel.
Então após aplicar de 1 a 2 demãos de base com o rolinho ou a esponja você deve secar bem. Escolha a cor que irá pintar sua peça. Aplique de 1 a 2 demãos seguindo as cores que desejar.
Depois de feito isso, utilizando uma lixa nº 220 lixe toda a peça de acordo com sua preferência, se quiser mais rústico ou menos.
Se for um desenho com muitas cores lixe por cor senão a poeira de uma cor poderá manchar a outra cor então utilize a lixa limpa para cada parte que contenha cores diferentes.
Feito isso faça a decoração que quiser na sua peça como xadrez, estampas, tudo o que desejar, faça um bom flotado (sombra).
Se for recorte, pinte a parte de trás com um marrom escuro e também toda a lateral da peça. Aplique 2 demãos, espere secar e lixe no final.
Depois de pronta a peça envelheça se necessário seguindo a dica do site: Envelhecendo a peça.
Ou aplique a cera em pasta incolor ou até mesmo um verniz fosco.
Retirado do site:
http://www.soraialeite.com.br

Sem comentários:

Enviar um comentário